MBA em Gestão de Equipes de Alta Performance

MBA em Gestão de Equipes de Alta Performance

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Objetivos

Capacitar profissionais com forte competência técnica para interagir num cenário onde as constantes mudanças exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializem o desempenho humano e que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas, num papel legítimo e definitivo de liderança.

Perfil do Especialista

Atuar na gestão de equipes, administrar responsabilidades, promover um ambiente colaborativo. Desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em projetos. Trabalhar a inteligência emocional da equipe, realizar supervisão, coordenação e orientação técnica; elaborar e coordenar treinamentos. Analisar sistemas de produção, realizar gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, mensuração e gerenciamento de custos. Promover a melhoria da qualidade e gestão de pessoas. Gerenciar mudanças, estabelecer políticas e estratégias de desenvolvimento da empresa.

Programa

Carga Horária: 360h

Negócios, Cadeia de Valor e Resultados na visão ESG. Análise do Macroambiente, Estratégia e Capital Humano – BSC e Matriz SWOT. Propósito, Visão, Missão, Valores e Competências. Como definir a Estratégia de Gestão de Pessoas para cada negócio. Gerenciamento de Processos. Orçamento e métricas
Planejamento Estratégico de RH. Entrega: Elaborar um Plano Estratégico de RH.

Estudo dos conceitos da administração de cargos e salários, desde as definições e métodos de elaboração da descrição e especificação dos cargos, passando pelas metodologias de avaliação de cargos que propiciam o entendimento do equilíbrio interno das posições, através do peso relativo dos cargos no espaço organizacional, tanto por métodos qualitativos quanto por quantitativos, até a análise da competividade externa, através da pesquisa salarial, partindo da coleta de dados e respectivo preparo do manual, até a tabulação e correlação dos dados da pesquisa com o peso dos cargos para elaboração das faixas salariais. Entendimento das políticas de Remuneração e suas interfaces com desempenho. Entendimento da remuneração variável de curto prazo, como a remuneração variável de vendas e Participação nos Lucros e Resultados, bem como entendimento da remuneração variável de longo prazo, como os planos de participação acionária. Entendimentos das estratégias de Remuneração e suas relações com a cultura organizacional e com dilema da meritocracia no Brasil. Entendimento do componente benefícios e dos fatores não pecuniários e seus impactos na motivação dos funcionários. Análise de tendências na gestão da Remuneração.

Cenário da Saúde, Benefícios e QSMS nas organizações. Saúde, Benefícios e QSMS como vantagem competitiva e de cidadania. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Princípios e políticas de Saúde, Benefícios e QSMS nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde, benefícios e QSMS. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho. Gestão dos Benefícios. Benefícios Legais e demais. Formas utilizadas para concessão dos benefícios; Aspectos Legais. Fatores que determinam os custos. Medidas para redução e manutenção dos custos.

Recrutar e Selecionar pessoas, planejar e conduzir processos de seleção por competências, mapeamento de competências, construção de testes voltados às competências necessárias e na elaboração de roteiro de entrevista e parecer/relatório de processo seletivo nas organizações. Método de seleção por competências: elaboração do perfil dos cargos; definição das fontes de recrutamento e as etapas do processo de seleção. Dinâmicas de grupo com foco em competências. Políticas de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência, Análise periódica do Turn Over nas organizações. Atração e Seleção como Processo. Otimização do Processo e Uso da Tecnologia. Uso de Jogos e Gamificação.

Aprendizagem, aprendizagem corporativa, Treinamento e Desenvolvimento, Educação Corporativa, Universidade Corporativa. Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Distinção entre Treinamento e Desenvolvimento. Coaching e Mentoria, Tutoria e Consultoria: conceitos, diferenças e aplicações. Arquitetura de aprendizagem humana e as contribuições da tecnologia. Aprendizagem ao longo da vida – Long life learning. Aprendizagem autodirigida, heterodirigida e Metodologias Ativas. As 6 disciplinas da Aprendizagem. Planejamento e execução de uma experiência de aprendizagem. Como construir um modelo de desenvolvimento contínuo. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Desenhando soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia. Governança. Análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados. Indicadores.

Conceitos de Clima Organizacional. Conceito de Engajamento. Pesquisa de Clima Organizacional e Pesquisa de Engajamento. Modelos de Diagnóstico do Clima Organizacional ou Engajamento. Construção das ferramentas, diagnóstico e planos de ação. Papel do RH, da Alta Gestão e dos Líderes. Programas que promovem melhoria do Clima e Engajamento. EVP – Proposta de Valor do Empregador e Employer Branding – Marca Empregadora. Etapas da construção de um EVP. Casos de EVP. Indicadores. Programas e Projetos de RH que impactam na Experiência do Colaborador – Integração, Endomarketing, Formação das Lideranças.

Desempenho dos Negócios X Desempenho Humano; A importância de uma ferramenta que ajude a medir o desempenho e o grau de contribuição dos indivíduos e equipes; Ciclo de Gestão do Desempenho; Rituais de Gestão e Cultura que promovem uma orientação ao desempenho; Relação entre o sistema de gestão do desempenho com os demais sistemas de gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento, remuneração, reconhecimento e recompensa, plano de carreira, histórico de pessoal, transferências e desligamentos. Modelos de Gestão de Desempenho mais usados no mercado; Construção de um modelo de Gestão do Desempenho – ciclo completo com Nine Box; O que é competência e qual seu valor; Gestão de Competências na era digital: soft skills x hard skills; Tipos de Competências; Definição e Mapeamento de Competências; Gestão de pessoas por competências; Modelo de Gestão do Desempenho e o uso das Competências.

Condições contemporâneas que demandam questões de ESG, Diversidade, Equidade e Inclusão. ESG e suas origens. Dimensões dos aspectos ambiental, social e governança corporativa. Cidadania corporativa. Estratégia, criação de valor e vantagem competitiva das organizações ESG. Comportamento ético individual e das empresas em ambientes multiculturais e complexos. Compliance, accountability e reflexos na gestão ESG. Implementação da gestão ESG. Riscos e impactos da tomada de decisão. Aspectos legais e instrumentos do sistema ESG. Tendências para o futuro das organizações ESG.
Ferramentas para aumentar a permeabilidade da organização ao tema DEI. “Lugar de fala” como uma perspectiva fundamental para compreender DEI nas organizações. A importância de vincular os Programas DEI com a estratégia organizacional.

Desafios do mundo exponencial. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0, liderança coach, liderança ambidestra. Competências do líder exponencial. Pipeline de Liderança. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade e Empatia.
Conceito e teorias de liderança. Novos modelos de liderança. Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida. Inteligência Emocional: o que é e como desenvolver.

Comportamento orientado a emoção ou razão?. Seres previsivelmente irracionais. Sistema Top down e Sistema Bottom up. Percepção e Realidade. Comunicação e compreensão na lógica emoção e razão. Neuroliderança. Conversas que geram aproximação e engajamento. Feedback e Feedforward. Gerenciamento das Mudanças e gerando adesão. Gestão do tempo e prioridades. Comunicação não Violenta.

Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes. Segurança Psicológica e Confiança nas organizações. Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Comportamento organizacional – individual e equipe. Efeito manada, como a cultura e os padrões de comportamento do grupo ditam o comportamento individual. Tomada de Decisão
Desafios e Complexidades. Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Gerenciamento da carreira. Carreira como estratégia de retenção. Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira. Objetivos do Planejamento de Carreira. Sucessão e suas aplicações. Construção de um modelo de sucessão.

Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; Criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; / Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint./ Release – Concluindo e validando um Projeto.

Relevância da Inovação e Colaboração. Dinâmicas do pensamento e princípios para geração de ideias. O processo criativo. Características individuais e organizacionais que favorecem a criatividade. Barreiras à manifestação criativa no ambiente de trabalho e o clima que favorece o comportamento criativo. A implantação de ideias novas na empresa e as resistências a mudanças. Técnicas para estimular a criatividade. Cocriação, design thinking e inovação em modelos de negócios. Práticas empreendedoras. Modelos Organizacionais: das organizações hierárquicas aos modelos de autogestão: holacracia, sociocracia e outros de poder distribuído. Empresas que adotam modelos de autogestão e suas aplicações.

Comunicação 5.0 seu contexto e conceitos; Teoria da Comunicação e sua aplicação prática. Comunicação Interpessoal: Processo, Modelo, Instrumentos, Pressupostos Facilitadores, e Plano de Comunicação; Linguagem Verbal e não Verbal; Comunicação para Resultados; Pilares de uma comunicação efetiva: escuta empática, perguntas, mensagens-chave, mapa mental; A comunicação, a Influência e Colaboração. Comunicação Corporativa: Cultura, Clima, Estratégia impulsionadas pela comunicação interna; Comunicação Interna vs Endomarketing; Canais de Comunicação; Plano de Comunicação e seus elementos.

Conceitos de projetos. Mudança no padrão de grupos de processos para princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento. Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto.

Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

Desenvolvimento mental, físico e emocional. Como manter a saúde mental nos tempos atuais. Ambiente de trabalho e ferramentas para lidar com o estresse. Desenvolvimento mental, físico e emocional. Percepção, emoções, sentimentos e julgamentos. Atenção e Foco. Desenvolvimento de Competências que facilitam a saúde mental como Empatia, Aceitação da Vulnerabilidade, Compaixão, Antifragilidade, Adaptabilidade. Definição das metas e tarefas. Segurança Psicológica e seu uso nas organizações. Ferramentas de desenvolvimento individuais e dos grupos de trabalho. Mentalidade Fixa e de Crescimento. Os paradigmas do mundo exponencial e da era da abundância e seus impactos sobre a saúde mental do profissional e de equipes.

Definindo Cultura. Conhecendo a cultura de uma organização. A relação cultura e estratégia. Mudança cultural de uma organização. Modelos mentais e imaginário coletivo. Como a cultura se forma. Manifestações da Cultura. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. Cultura e Mudança Organizacional. Cultura, Mudança, Liderança e Desempenho. Relações interpessoais e mecanismos que movem o comportamento humano. Definições e características de Mudança Organizacional. Contexto e necessidade de mudança. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.

Grandes mudanças que o contexto atual e as novas tecnologias estão trazendo para o mundo do trabalho. Impactos no comportamento do colaborador, o que muda em suas expectativas e competências e como influencia a sua experiência. Como se manter atualizado e escolher as melhores soluções. 4ª Revolução Industrial, Mundo BANI e seus impactos no mercado de trabalho, empregabilidade e ocupações. Novos modelos mentais. Efeitos da Inteligência Artificial no comportamento humano e na produtividade. Como construir um ambiente de trabalho que estimule a transformação digital. Uso de novas tecnologias no desenvolvimento de programas e práticas de Gestão de Pessoas. Casos reais de aplicação.. Novos modelos de trabalho: Anywhere office. As novas tecnologias, incluindo a Inteligência artificial ajudando na tomada de decisões e no aprimoramento dos processos internos. A utilização das soluções nos diversos subsistemas de Gestão de Pessoas.
Gestão de Pessoas orientada a dados – People Analytics. Métodos Ágeis em RH.

Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Gestão de Equipes de Alta Performance

  • 24x de R$ 445,20 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.