MBA em Gestão de Equipes de Alta Performance

MBA em Gestão de Equipes de Alta Performance

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

Capacitar profissionais com forte competência técnica para interagir num cenário onde as constantes mudanças exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializem projetos e programas que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas, num papel legítimo e definitivo de liderança.

Perfil do Especialista

Atuar na gestão de equipes, administrar responsabilidades, promover um ambiente colaborativo;
Desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em projetos;
Trabalhar a inteligência emocional da equipe, realizar supervisão, coordenação e orientação técnica; elaborar e coordenar treinamentos;
Analisar sistemas de produção, realizar gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, mensuração e gerenciamento de custos;
Promover a melhoria da qualidade e gestão de pessoas;
Gerenciar mudanças, estabelecer políticas e estratégias de desenvolvimento da empresa.

Programa

Carga Horária: 360h

Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes. Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Talentos e Competências. Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades. Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Fases, Entregas e Melhoria contínua. Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.

Conceitos de projetos. Mudança no padrão de grupos de processos para princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento. Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto.

Identificar as partes Interessadas – stakeholders. Clientes do projeto. Patrocinador. Gerente de projeto. Equipe do Projeto. Fornecedores internos e externo. Escritório de Projetos. Processos de gerenciamento das partes interessadas. Planejar o engajamento das partes interessadas. Ferramentas de Gerenciamento das partes interessadas. Modelos de Gerenciamento das partes interessadas. Saídas dos processos de gerenciamento das partes interessadas. Conteúdos e estruturas. Modelos, métodos e artefatos. Aspectos de Sucessos no projeto – foco no valor.

Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto). Estimar os Recursos das Atividades. Adquirir Recursos. Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe. Controlar os Recursos. Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.

Planejamento das comunicações / Distribuição das informações / Relatório de desempenho / Comunicação interativa / Comunicação ativa / Comunicação passiva / A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas / Necessidades de informações internas / Necessidades de informações externas / Identificar partes interessadas e suas informações / Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Matriz das Comunicações versão 5W2H.

Análise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.

Passo a passo das etapas de gerenciamento pelo Prince2. Princípios – orientações e diretrizes: justificativa contínua do negócio, aprender com a experiência, papéis e responsabilidades definidos, gerenciamento por estágios, gerenciamento por exceção, foco no produto, adequação ao ambiente do projeto. Temas – áreas e aspectos: business case, organização, qualidade, planos, risco, mudança, progresso. Processos – etapas do projeto: start up, direcionamento e aprovação, início do projeto, gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, encerramento do projeto.

Ementa: Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; Criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; / Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint./ Release – Concluindo e validando um Projeto.

A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka, Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.

O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas.
Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos.

Programas de Desenvolvimento. Distinção entre Treinamento e Desenvolvimento. Coaching e Mentoria, Tutoria e Consultoria: conceitos, diferenças e aplicações. Como construir um modelo de desenvolvimento contínuo. Metodologias e Ferramentas de Desenvolvimento. Novas tecnologias de aprendizagem. Carreira como estratégia de retenção. Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira; Objetivos do Planejamento de Carreira. Tipos de Carreira. Modelos de Programas de Carreira. Casos práticos. Estruturas de carreira. Processo Sucessório e suas aplicações. Construção de um modelo de sucessão.

Complexidade e Incertezas do projeto. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas. Análise qualitativa de riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas a riscos. Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar. Monitoramento e controle de riscos. Matriz de probabilidade e impacto. Diagrama da árvore de decisão.

Fundamentos e aplicação da metodologia Lean 6 Sigma. Gerenciamento pelas diretrizes; Indicadores de Desempenho; Metodologia A3; Lean Six Sigma, DMAIC, Projeto Green Belt. Avaliação do processo e desperdícios. Análise e avaliação do controle da qualidade e análise dos resultados na produção.

A importância de uma ferramenta que ajude a medir o desempenho e o grau de contribuição dos indivíduos e equipes. A gestão do desempenho vista como sistema. A correlação entre os valores institucionais e os comportamentos individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual). A relação entre o sistema de gestão do desempenho com os demais sistemas de gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento, remuneração, reconhecimento e recompensa, plano de carreira, histórico de pessoal, transferências e desligamentos. Modelos de Gestão de Desempenho mais usados no mercado. Construção de um modelo de Gestão do Desempenho.
O que é competência e qual seu valor. Tipos de Competências. Definição e Mapeamento de Competências. Gestão de pessoas por competências. Modelo de Gestão do Desempenho e o uso das Competências.

Princípios básicos da gestão da energia em relação aos mecanismos humanos. Desenvolvimento mental, físico e emocional.Como manter a saúde mental nos tempos atuais. Ambiente de trabalho e ferramentas para lidar com o estresse. Desenvolvimento mental, físico e emocional. Percepção, emoções, sentimentos e julgamentos. Atenção e Foco. Desenvolvimento de Competências que facilitam a saúde mental como Empatia, Aceitação da Vulnerabilidade, Compaixão, Antifragilidade, Adaptabilidade. Definição das metas e tarefas. Segurança Psicológica e seu uso nas organizações. Ferramentas de desenvolvimento individuais e dos grupos de trabalho. Mentalidade Fixa e de Crescimento. Os paradigmas do mundo exponencial e da era da abundância e seus impactos sobre a saúde mental do profissional e de equipes.

Processo de inovação e identificação de soluções para um problema, Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do individuo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas. Imersão, Análise e síntese. Perspectivas dos resultados. prototipagem.

Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.

Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

É hora de investir em seu futuro.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

É hora de investir em seu futuro.

MBA em Gestão de Equipes de Alta Performance

  • 24x de R$ 424,00 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 530,00
  • *Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.