MBA em Governança, Riscos, Controles, Compliance e ESG

MBA em Governança, Riscos, Controles, Compliance e ESG

Turmas

A distância - AO VIVO
A distância - Híbrido
A distância - ONLINE

Objetivos

Qualificar pessoal para compreensão e atuação nas áreas de governança, gestão de riscos, controles internos, auditoria, compliance, integridade e ESG nas organizações, a partir da transmissão de conhecimentos teórico e práticos, pela identificação das melhores práticas adotadas por empresas e profissionais de sucesso na própria área ou em áreas correlatas, oferecendo uma formação de excelência técnico-acadêmica, com importante contribuição para a sociedade.

Perfil do Especialista

Profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar em áreas de governança corporativa, gestão de riscos, controles internos, auditoria, compliance, integridade ou ESG, na administração pública, organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.

Programa

Carga Horária: 360h

Conceitos de Objetividade e Subjetividade. Ordenamento jurídico do País. Personificação das sociedades. Contrato social. Novo Código Civil. Código de Defesa do Consumidor. Práticas abusivas e ilícitas do comércio. Aspectos jurídicos da gestão. Riscos jurídicos. Contencioso. Propagandas enganosas. Aspectos contratuais. Consequências da comercialização. Fraudes. Gestão ativa do contencioso.

Legislação internacional de gestão de riscos, controles e compliance. Regras de conformidade do Banco Central, CVM, SUSEP, ANS e outros. Regulação e supervisão. Sanções legais e administrativas aplicáveis às empresas e aos administradores, acionistas e conselheiros. Estudos de caso.

Introdução e conceituação. Auditoria interna e externa. Órgãos reguladores. Tipos e objetivos da auditoria. Normas e princípios de auditoria, Planejamento de auditoria. Levantamento de indicadores e controle internos. Testes de resiliência dos controles. Relatório e parecer de auditoria. Pareceres de auditores independentes. Escopo da consultoria sobre o painel de riscos expostos. Acompanhamento da evolução dos riscos. Implantação de comitê de auditoria. Funções do comitê de auditoria.

Definição de governança corporativa, sua evolução e a visão do mercado brasileiro e internacional. Principais princípios e conceitos abordados pelo: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Como as boas práticas de governança corporativa podem beneficiar as atividades e os resultados das empresas. Modelos de Governança. A razão das empresas investirem em governança corporativa e o que a governança não elimina. Funções e responsabilidades.

Introdução as Normas Contábeis para Pequenas e Médias Empresas. Demonstrações Contábeis: A Estática Patrimonial: O Balanço. Ativo. Passivo, Patrimônio Líquido. Equação Fundamental do Patrimônio. Configurações do estado patrimonial; Situação Líquida. Conceituação: as várias configurações do capital. Método das Partidas Dobradas (Double-Entry Sistem). Contas. Razão. Razonetes. Débito e Crédito. Diário. O Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício (D.R.E.). Fórmulas de Lançamento. Atos e Fatos Administrativos. Erros nos lançamentos – Retificação (Correção). Fiscalização do CRC/MG – Obrigatoriedade da Escrituração Contábil.

Definição de controles internos e riscos. Quais são as motivações dentro das instituições para melhor monitoramento de seus controles e como os agentes regulamentares, requerem a implantação de um sistema de controles internos e de gerenciamento de risco. Casos práticos envolvendo fraudes. Avaliação e análise de metodologia de controles (COSO e BASILÉIA II) e da Lei Sarbanes-Oxley. Segregação de funções. Conflitos de interesse e barreiras.

Fundamentos do ESG, ODS e Liderança. Novas perspectivas para o capitalismo: consciente, regenerativo e de stakeholders. Economia circular e desenvolvimento sustentável.
Direitos humanos e programas de diversidade e inclusão. As novas relações de trabalho e cultura organizacional. Gestão da sustentabilidade na cadeia de fornecedores e rastreabilidade. Negócios e investimentos de impacto como estratégia corporativa. Gestão de riscos ambientais e compliance ambiental. Governança corporativa no contexto ESG. Governança e programas de integridade anticorrupção. Enforcement e os riscos de greenwashing. Finanças sustentáveis. Gestão estratégica de stakeholders, comunicação e reputação.

Normas internacionais. Análise de riscos à continuidade dos negócios. Business Impact Analisys. Definição de pessoas-chave e negócios-chave. Plano de continuidade de negócios. Propósito do plano de continuidade de negócios, Conteúdo do PCN; Planejamento dos recursos necessários.

Desenvolvimento Organizacional. Teoria U. Compreensão e vivência de processos inovadores significativos nos âmbitos individual, relacional, institucional e mundial. Combinação da Teoria U com PNL, Inteligência Emocional, Design Thinking, Comunicação Não Violenta (Rosenberg), Psicologia Social e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Excelência no aprimoramento das organizações com foco no ser humano. Tendências. Habilidades e Atitudes de pessoas para gestão da Saúde Suplementar. Desenvolvimento de talentos.

O papel e as funções financeiras nas empresas. Conceitos Fundamentais de Finanças Corporativas. Os objetivos da gestão financeira. Ferramentas de análise e gestão financeira. Planejamento financeiro de curto e longo prazo. Orçamentação. Orçamento e as funções da administração. Orçamento: vantagens, limitações e aplicação nos diversos tipos de empresas. Elaboração do orçamento. Planejamento e controle administrativo através do orçamento. Planejamento e controles orçamentários de vendas. Planejamento e orçamento na área de produção. Controle das despesas. Orçamento variável. Controle dos custos.

Implicações da gestão de pessoas nos controles internos e compliance. Mudança de cultura na gestão de pessoas. Impactos da cultura organizacional. Gestão de stackholders. Relacionamento interno e externo. Princípios da ética empresarial. Ética concorrencial. Códigos de Ética e de Conduta.

Conceitos de risco e definições. Classificação dos Riscos. Riscos empresariais. Políticas de gerenciamento de riscos. Modelos de gerenciamento de riscos. Análise de contextos. Identificação de riscos. Análise e avaliação de riscos. Programa de resposta aos riscos. Monitoramento e controle. Fatores de sucesso e fracasso na gestão de riscos. ISO 31.000/2018. COSO I, II E III. Revisão dos controles existentes e estruturação de novos.

Conceitos de governança e sua importância. Arquétipos da Governança de TI e seus padrões. Mecanismos para implementação da Governança de TI. Principais metodologias para gerenciamento de serviços. Impactos da TI sobre a organização e o negócio. Papel da governança de TI na gestão de riscos, controles e compliance.

Governança nas Empresas Públicas. Aspectos da legislação vigente. A Lei das Empresas públicas e instruções do TCU. A governança e as interações das empresas públicas com o meio político. Necessidade de transparência. Conflitos de interesse. Maturidade dos processos de gestão de riscos, controles e compliance nas empresas públicas. Organizações do 3º Setor. Governança nas organizações do 3º Setor. Prestação de contas públicas.

Conceituação de crise. Aspectos da comunicação para gestão de crises. O que deve e não deve ser comunicado. Qual o papel do assessor de comunicação e de imprensa. Fatos relevantes. Midia training.

O Papel da ciência e da tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.

Planejamento/Gerenciamento Estratégico: Conceitos, Processos e Escolas. Desenvolvimento de Visão Estratégica. Análise de setor industrial e de posição competitiva. Modelo SWOT. Estratégias Competitivas Genéricas. Análise da Concorrência. Gestão de Portfólio e Alocação de Recursos. Desenvolvimento da Estratégia Corporativa, de Negócios (SBU) e Funcional. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios. Estratégia de Atuação na Gestão e Análises Organizacionais. Estruturas organizacionais. Organogramas. Organizações Virtuais. Arquitetura Organizacional: Novos desenhos para as organizações do futuro.

Mecanismos de detecção e tratamento de fraudes. Fraudes procedimentais. Fraudes internas e externas. Mecanismos de prevenção ás fraudes. Lei Anticorrupção. Janelas de corrupção nas operações e nas práticas comerciais. Prevenção a lavagem de dinheiro e ao financiamento de práticas terroristas. Instrumentos de advisoring.

Conceitos de Responsabilidade Civil. Responsabilidade Civil da empresa, de seus colaboradores, gestores, dirigentes, conselheiros e acionistas. Sanções administrativas. Ações penais. Consequências empresariais e pessoais. Legislação aplicável e seus impactos. Planejamento e gestão do risco jurídico.

Contexto histórico do surgimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A RSE como diferencial competitivo no mundo contemporâneo. Ações de responsabilidade social de empresas no Brasil e seus impactos nas comunidades. A empresa socialmente responsável e a relação com os seus stakeholders. A sustentabilidade da empresa e ações de sustentabilidade na sociedade. Relação entre a Sustentabilidade e a Governança Corporativa. Balanços socioambientais. GRI´s.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Governança, Riscos, Controles, Compliance e ESG

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.