MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade

MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

Aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas de Gestão Lean; Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente.
Conhecimento técnico das Ferramentas relacionadas a TPM – (Manutenção Produtiva Total) e FMEA – (Análise de Modos de Falha e seus Efeitos).
Atuação eficaz para manter e melhorar o desempenho da empresa, através de ações sobre rendimento da produção, qualidade do processo, produto, prazo de entrega, redução das perdas e balanceamento de mão de obra.

Perfil do Especialista

O aluno concluinte deste curso estará habilitado a:
Atuar no gerenciamento de processos e melhoria contínua;
Desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em projetos;
Supervisão, coordenação e orientação técnica
Elaborar e coordenar treinamentos;
Analisar sistemas de produção, realizar padronização de produtos e serviços, mensuração, gerenciamento de custos e orçamento;
Gerenciar o controle da qualidade e gestão de pessoas;
Realizar auditorias, gerenciar mudanças, estabelecer políticas e estratégias de desenvolvimento da empresa.

Programa

Carga Horária: 369h

Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. Atender às necessidades dos clientes/usuários. Transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; Especificações.

Aprofundando à metodologia Lean Seis Sigma, abordando assuntos relacionados às melhorias de processos e serviços, preparando as pessoas para trabalharem conduzindo projetos Kaizen e Workshops no dia a dia, com o objetivo de alavancar os resultados das empresas, através das melhorias de produtividade, qualidade, redução de desperdícios e redução de custos.

Introdução ao Power BI. Principais Funcionalidades. Carregamento de dados. Transformação de dados. Elaboração de Dashboards. Principais objetos. Plotagem de mapas. Introdução a Linguagem DAX. Exportação de dados.

DEFINE: Introdução; Contrato de Melhoria; SIPOC; Diagrama direcionador.
MEASURE: Fluxograma; Sistema de medição; Tipos de variáveis; Análise da variação; Gráfico de tendência e causas de variação; Análise de indicadores; Gráficos de frequência: histograma e dot-plot; Estatísticas descritivas; Estatísticas utilizadas para resumir as características mais importantes do conjunto de dados; Gráfico de controle; Capabilidade.
ANALYSE: Introdução: Desenvolvimento de mudanças; Diagrama de causa e efeito; Introdução ao Lean; Desconexões; Balanceamento de linha; Diagrama de espaguete; Value Stream Mapping (VSM); Poka-Yoke; Uso de tecnologia; Uso de criatividade; Correlação entre variáveis; DOE – introdução; Comparação de 2 tratamentos; DOE – experimento fatorial completo.
IMPROVE: Teste de mudanças.
CONTROL: Implementação de mudanças.

DEFINE: Avaliação dos benefícios do projeto. Seleção do champion e identificação do dono do processo. Project charter. Determinação do objetivo e da meta do projeto. Escopo do projeto. A equipe do projeto. Mapa SIPOC. Requisitos do cliente e do negócio.
MEASURE: Conceitos básicos do Lean. Mapeamento de processo. Fluxogramas. Mapeamento de fluxo de valor (Value Stream Map – VSM).Mapa de variáveis. Matriz de Causa e Efeito. Dados históricos e estratificação. Plano de coleta de dados. Pensamento estatístico. Estatística básica. Controle estatístico do processo (CEP – Avançado). Gráficos de controle e R. Gráficos de controle e S. Gráficos de controle I e AM. Gráficos de controle P e NP. Gráficos de controle U e C. Gráfico de controle de soma cumulativa (CUSUM). Gráfico de controle para pequenos lotes (D-NOM). Análise do sistema de medição – MSA. Rendimento final do processo (Rolled Throughput Yield – RTY). Índices de capacidade do processo. Medindo o nível sigma do processo. Eficácia global dos equipamentos (Overall Equipment Efficiency – OEE). Avaliação e gestão de riscos.
ANALYSE: Problema verdadeiro. 5 Porquês.Sistema empurrado x sistema puxado. Melhoria de layout. Diagrama de espaguete. Trabalho padronizado. Desenho do mapa do estado futuro. Identificação de gargalos e restrições. Balanceamento do processo. Diagrama de causa e efeito. Análises gráficas. Cartas Multi-Vari. Teorema do limite central. Intervalos de confiança. Testes de Hipóteses. Transformação de dados. Correlação e Regressão.Regressão logística binária.
IMPROVE: Seleção de solução. Planejamento de experimentos (DOE). Planejamento fatorial completo. Planejamento fatorial fracionário. Método da superfície de resposta. Método da ascendente ou descendente de maior inclinação. Análise do modo de falha e efeitos (FMEA). Pilotando soluções.Condução de implementação de soluções.
CONTROL: Introdução ao controle. Documentação. Padronização, treinamento e auditorias. Autocontrole. 5S`s. Gerenciamento visual. Plano de controle. Controle estatístico de processo. Implementação do CEP. Poka-yoke.Integração com o processo e Validação. Análise de equipes. Encerramento do projeto.

O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

Estrutura organizacional voltada para processos; Papéis e responsabilidades; Ciclo de vida BPM; Desenvolvimento de Competências; Implementação de Ondas; Definição de Modelo de Referencia;; Estruturação e evolução de um escritório de processos; Roadmap.

Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

Mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua.

Ciclo de vida do gerenciamento do projeto – Processos de gestão: atividades de iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e fechamento de um projeto. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos: gerenciamento da Integração, Escopo, Cronograma, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicação, Risco, Aquisições e Partes Interessadas do Projeto. Introdução a Métodos Ágeis.

Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle com plano de custos, estimativa de custos, desenvolvimento do orçamento e controle de custos. Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Descreve e analisa métricas de geração de valor.

Cultura organizacional. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças.

Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Geração de alternativas. Empatia. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Tangibilização e resultados. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking, Facilitação de dinâmicas despertando o mindset criativo.

O Capital Humano. Planejamento de Recursos; Contratar ou mobilizar a equipe do projeto; Desenvolver a equipe do projeto; Gerenciar a equipe do projeto; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos. Estrutura Analítica dos Recursos (EAR). Matriz de Responsabilidades (MR). Técnicas de Apresentação.

Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos; Ciclo da motivação; Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades; Forças motivacionais: realização, afiliação e competência; Desenvolvimento da liderança; Habilidade técnica, humana e conceitual.

Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.