Metrologia para Ensaios não Destrutivos e Inspeção Industrial

Metrologia para Ensaios não Destrutivos e Inspeção Industrial

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

O curso de Metrologia para Ensaios não Destrutivos e Inspeção Industrial tem como objetivo principal complementar a formação de profissionais de nível superior que atuem em END e inspeção industrial, incluindo, mas não se limitando, aos profissionais certificados como Inspetores de END em suas diversas áreas de atuação, incluindo os conceitos fundamentais e avançados de Metrologia nos diversos segmentos de END.

Perfil do Especialista

O egresso terá competências e habilidades em Infraestrutura da Qualidade, associando-as aos conhecimentos de Metrologia e Avaliação da Qualidade aplicadas a END.

Programa

Carga Horária: 414h

O Que é Medir; Objetivos da Medição; O Que Metrologia; Confiabilidade Metrológica; Áreas de Atuação da Metrologia; Estrutura Metrológica Mundial; Estrutura Metrológica Brasileira. Sistema Internacional de Unidades; Unidade x Grandeza; Dimensões das Grandezas; Análise Dimensional; Algarismos Significativos; Técnicas de Arredondamento. Rastreabilidade; Calibração e Ensaio. Vocabulário Internacional de Metrologia -Termos e Expressões: Medição Direta; Medição Indireta; Fatores que Influenciam no Processo de Medição; Tipos de Erro de Medição; Exatidão; Precisão; Repetibilidade e Reprodutibilidade; Tendência Instrumental; Deriva Instrumental; Erro Máximo Admissível; Correção, Ajuste; Incerteza de Medição.

Funções elementares de uma variável: funções do 1º grau, do 2º grau e polinomiais; exponencial e logaritmo; funções trigonométricas; gráficos e composições de funções. Limites e continuidade: limites; limites infinitos e no infinito; limites fundamentais; continuidade. Cálculo diferencial de funções de uma variável: a derivada no ponto; interpretação geométrica e cinemática da derivada; função derivada; derivada das funções principais; regras de derivação; regra da cadeia; aproximação linear e propagação de erros em fórmulas com uma variável. Cálculo diferencial de funções de várias variáveis: funções de mais de uma variável; domínio, imagem e gráficos; derivadas parciais; regra da cadeia; aproximação linear e propagação de erros em fórmulas com várias variáveis. Cálculo integral de funções de uma variável: integral definida; propriedades; Teorema Fundamental do Cálculo; antiderivação e integral indefinida; integrais das principais funções; cálculo de áreas.

Introdução à Teoria de Probabilidade; Distribuições de probabilidade; Média e Variância; Distribuições: Binomial, Poisson, Hipergeométrica; Distribuição Normal; Distribuição de várias variáveis; Estimação de parâmetros; Intervalos de confiança; Testes de hipóteses; Análise de variância; Regressão; Apresentação do Resultado da Medição; Incerteza de Medição.

Conceito de Incerteza; Tipos de Incerteza; Fontes de Incerteza de Medição; Distribuição de Probabilidades Aplicadas as Fontes de Incerteza; Estimativa da Incerteza Padrão; Incerteza Padrão Combinada; Grau de Liberdade Efetivo; Fator de Abrangência; Incerteza Expandida; Apresentação do Resultado da Medição; Algarismos Significativos; Método da Incerteza Relativa; Método da Derivada Parcial; Coeficientes de Sensibilidade; Propagação da Incerteza de medição. Conceito de Calibração; Calibração x Verificação; Padrão de Medição; Tipos de Padrão; Rastreabilidade de Padrões; Seleção do Padrão; Procedimentos de Calibração.

Formatação de dados e Inserção de Símbolos (Caracteres Especiais); Funções Estatísticas, Matemáticas, lógicas, texto, data e hora; Tipos de Variáveis e Gráficos; Classificação de Dados e Auto filtro; Teste de Hipóteses; Formatação Condicional; Microsoft Equation; Procura e referência; Montagem de um certificado de calibração.

Para que serve uma norma de Sistemas de Gestão. O que é um sistema de gestão. Histórico das normas de Sistema de Gestão: ISO 9000 (Fundamentos e Vocabulário). ISO 9001 (Sistemas de gestão da qualidade), ISO/IEC 17025 (Requisitos para acreditação de Laboratórios), ISO 10012 (Sistemas de gestão da medição). Como estruturar e implantar um sistema de gestão – tópicos essenciais. Quais os papéis e responsabilidades das pessoas frente a um sistema de gestão.

Conceitos relacionados aos Laboratórios de Calibração e Ensaio; Orientações para a Acreditação de Laboratórios; Custos Relacionados ao Processo de Acreditação; Requisitos do Organismo Acreditador; Requisitos de Imparcialidade e Confidencialidade; Definição do Conjunto de Atividades do Laboratório; Gerenciamento das competências da Equipe; Gerenciamento dos Equipamentos do Laboratório; Produtos e Serviços Providos Externamente; Garantia da Validade dos Resultados; Processo de Reclamação de Clientes; Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade; Riscos e Oportunidades relacionados às atividades de Laboratório; Requisitos Regulamentares Aplicáveis; Auditoria Interna e Análise Crítica pela Gerência; Acordos de Reconhecimento Mútuo no Campo do Acreditação de Laboratórios.

Importância e Aplicação da Avaliação da Conformidade, Vantagens e Desvantagens, Mecanismos de Avaliação, Tipos de Certificação, Certificação Compulsória, Certificação Voluntária, Certificação e suas aplicações, Certificação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Certificação de Pessoas. Histórico da Certificação, Acreditação, Organismo Nacional de Acreditação, Características do Processo de Acreditação, Certificação x Acreditação, Organismos de Certificação Acreditados, Organismos de Acreditação. Normalização e Regulamentação Técnica. Barreiras Técnicas, Acordo sobre Barreias Técnicas, Acordos de Reconhecimento Mútuo, Barreiras estabelecidas pelo mercado, Especificações exigidas pelo cliente, Avaliação da Conformidade e o Comércio Internacional.

Agenda 2030. 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tecnologia Industrial Básica. Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira.

Conceituando a Infraestrutura da Qualidade (IQ) e a Tecnologia Industrial Básica (TIB). Importância da IQ e da TIB. Breve histórico da TIB e da IQ. Organização Mundial do Comércio. Acordos TBT (Technical Barriers Treat). TIB e a produção industrial. TIB e Sustentabilidade empresarial. Sistema Internacional de Unidades (SI). Documentação e bibliografia fundamentais para metrologia (VIM, GUM e SI). Normalização técnica nacional e internacional. Fundamentos da Avaliação da Conformidade. Propriedade industrial e inovação. Tecnologias de gestão.

Requisitos sobre controle de instrumentos de medição. Rastreabilidade. Tolerância de um processo. Critérios de aceitação de um instrumento de medição. Análise crítica de certificados de calibração. Verificação intermediária. Periodicidade de calibração. Fluxograma de uma análise crítica de certificado.

Conceitos básicos; Instrumentos de Medidas Elétricas; Padrões da Área Elétrica; Fundamentos da Calibração de Tensão, Corrente, Resistência, Capacitância, Indutância, Potência; Erros e fontes de incerteza de Medição na Área Elétrica; Exemplos de procedimentos de Calibração de Multímetro Digital, Calibrador Multifuncional, Década resistiva, Fonte de tensão de corrente, Medidor de energia elétrica (wattímetro).

Sistema inglês de unidades de medida. régua graduada, metro e trena. Blocos-padrão dimensionais. Paquímetro: tipos, usos e calibração. Micrômetro: tipos, usos e calibração. Relógio comparador: calibração.

Fundamentos da solda. Metalurgia e arco elétrico. Variáveis no processo de soldagem. Processos de soldagem. Fontes de energia para soldagem. Máquinas e equipamentos. Métodos de soldagem. Normalização técnica. Certificação profissional. Calibração dos equipamentos.

Sistema Nacional de Qualificação e Certificação. Certificação de pessoas em END. Certificação de pessoas em Metrologia. Normalização técnica. Níveis de qualificação de inspeção e soldagem. Associações e entidades que realizam certificação de pessoas. Regulamentos do Inmetro,

Fundamentos do Ultrassom. Técnicas de ensaio. Equipamentos e Acessórios. Calibração dos sistemas de ensaio. Aplicações básicas. Aplicações avançadas. Medição de espessura. Detecção de falhas. Normas técnicas. Phased array. ToFD. A-Scan.

Fundamentos da emissão acústica. Normas técnicas. Regulamentos. Certificação de pessoas. Instrumentos de medição, equipamentos e assessórios. Métodos de medição tradicionais. Métodos avançados de medição por emissão acústica. Calibração dos sistemas de medição e acessórios. Estimativa da incerteza de medição.

Fundamentos de ENDI por correntes parasitas. Normas técnicas. Regulamentos. Certificação de pessoas. Instrumentos de medição, equipamentos e assessórios. Métodos de medição tradicionais. Métodos avançados de medição utilizando correntes parasitas. Calibração dos sistemas de medição e acessórios. Estimativa da incerteza de medição.

Fundamentos de ENDI por radiografia. Normas técnicas. Regulamentos. Certificação de pessoas. Instrumentos de medição, equipamentos e assessórios. Métodos de medição tradicionais. Métodos avançados de medição utilizando radiografia. Calibração dos sistemas de medição e acessórios. Estimativa da incerteza de medição.

Princípio de ENDI em ensaios visuais, líquido penetrante, partículas magnéticas, estanqueidade e análise de deformações. Aplicações siderúrgicas. Aplicações subaquáticas. Aplicações automáticas e semiautomáticas. Normas técnicas. Regulamentos. Certificação de pessoas. Instrumentos de medição, equipamentos e assessórios. Métodos de medição tradicionais. Métodos avançados de medição. Calibração dos sistemas de medição e acessórios. Estimativa da incerteza de medição.

Pesquisa científica: o que é pesquisa, tipos e etapas de pesquisa. Fases da Elaboração e Elementos constitutivos do Trabalho de Conclusão do Curso: seleção e delimitação do tema, elaboração da hipótese, formulação do problema da pesquisa, justificativa, objetivos, revisão da literatura, metodologia, recursos, cronograma de execução, bibliografia e anexos. Redação do Trabalho de Conclusão do Curso: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Normas de citação e referência bibliográfica (normas técnicas da ABNT). Orientação de monografias nas áreas da metrologia química, eletromecânica e saúde.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

Metrologia para Ensaios não Destrutivos e Inspeção Industrial

  • 24x de R$ 568,38 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 631,53
  • *Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
    Desconto de 15% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês para associados SBM: 24x de R$ 536,80.
    Para pagamento à vista: desconto de 15% no valor total do curso.
    Para associados SBM, pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.