Nutrição em Saúde Pública

Nutrição em Saúde Pública

Turmas

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Objetivos

Habilitar o profissional nutricionista a atuação em políticas públicas em alimentação e nutrição, buscando contribuir para o avanço da ciência e para a promoção da saúde da população.

Programa

Carga Horária: 360h

Definição e aplicações da epidemiologia tradicional. Utilização dos métodos epidemiológicos para investigação do papel da alimentação e nutrição nos processos de saúde e doença. Métodos empregados em epidemiologia nutricional para investigação do estado nutricional de grupos populacionais. Antropometria: padronização e erro técnico da medida. Diagnóstico nutricional em populações. Indicadores aplicados aos distúrbios nutricionais específicos. Metodologias de estudos de composição corporal em populações. Validade e confiabilidade dos métodos. Monitorização e vigilância nutricional.

Conhecimentos básicos em psicologia. Interação humana e relações interpessoais. Aspectos interatuantes na relação do nutricionista com o paciente (cliente e família). Instrumentalização do nutricionista para a escuta psicológica na sua prática. Formação da personalidade. Concepções do normal e patológico. Aspectos biopsicossociais envolvidos no comportamento alimentar e nos transtornos alimentares. Implicações dos modelos familiares no desenvolvimento de hábitos alimentares, compulsão. Perdas.

Histórico do movimento de Promoção da Saúde. Conferências internacionais e nacionais sobre promoção saúde. Conceitos atuais e emergentes em promoção da saúde. Políticas públicas de promoção da saúde no Brasil. Estratégias de Intervenção em Promoção da Saúde. Educação em saúde. Pressupostos teóricos norteadores das políticas e práticas de promoção da saúde.

A disciplina busca desenvolver habilidades e interesses para pesquisa qualitativa em saúde, considerando que os processos da saúde e da doença estão sujeitos a um conjunto de influências sociais e culturais que extrapolam sua dimensão biológica.

Diagnóstico dos principais problemas nutricionais.
Planejamento como instrumento de intervenção nutricional em coletividades.

Alimentação e cultura.
Educação e processo educativo.
O processo de comunicação.
O comportamento alimentar: componentes cognitivos, afetivos e situacionais.
Abordagens para mudança de comportamento.
Planejamento de programas educacionais.
Os diferentes instrumentos da ação informativa e educativa.
A educação nutricional como instrumento de ação da nutrição aplicada individual e coletiva.

Abordagem dos aspectos relacionados ao papel do nutricionista no cuidado nutricional ao enfermo.
Nutrição nas doenças gastrointestinais (boca, esôfago, estômago e intestinos).
Nutrição na obesidade, magreza, desnutrição, diabetes, hipertensão arterial, doença renal, hepática e cardiovascular, além de determinados tipos de câncer e carências nutricionais.

Nutrição na gravidez e na lactação.
Fatores epidemiológicos no prognóstico da gravidez e na lactação; gestação de risco, aleitamento materno – fisiologia e técnicas; excreção de drogas no leite humano; alimentação complementar; orientação para o desmame; aleitamento artificial; alimentação no primeiro ano de vida; guia alimentar para crianças de seis meses a 24 meses.

Teoria do Envelhecimento.
Processo de envelhecimento.
Longevidade.
Cuidado nutricional em geriatria.
Planejamento Dietético.
O Papel da Nutrição em Gerontologia e Geriatria: Avaliação do Estado Nutricional, Prescrição Dietética e Dietoterápica Para Idosos Institucionalizados, de Vida Livre, Praticantes Ou Não de Atividade Física, Suplementação Nutricional.

Fome, Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Determinantes da Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN).
Modelo de desenvolvimento e crises econômicas.
Sistema Alimentar brasileiro.
Política, reforma agrária, agricultura familiar, ecológica, tradicional, insumos e sementes geneticamente modificadas.
Produção, disponibilidade, desperdício de alimentos e suas implicações ambientais.
Água como Direito Humano.
Leis e políticas que estruturam programas de SAN.
Caracterização e avaliação de intervenções e programas emergenciais e estruturais de SAN.

Apresentar o cenário histórico e contexto político da emergência do campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva no Brasil.
Discutir as principais ações, programas e políticas de alimentação e nutrição vigentes no Brasil, suas bases teóricas, seus mecanismos de gestão e seus indicadores de monitoramento e avaliação.
Relacionar o cenário e as ações, programas e/ou políticas nacionais com panorama internacional.
Discutir as novas perspectivas para a temática da alimentação e nutrição nas políticas públicas.

Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Vigilância alimentar e nutricional no âmbito da saúde indígena.
Povos indígenas e o processo saúde-doença.

Vigilância Epidemiológica.
Vigilância Sanitária.
Vigilância ambiental.
Territorialização.
Dinâmica da população.
Diagnóstico de Saúde da comunidade.
Processo saúde e doença; o objeto do estudo da epidemiologia e sua aplicabilidade à nutrição; as medidas de morbidade e mortalidade ao estudo de quesitos nutricionais no Brasil, os modelos utilizados na prática profissional de nutrição.

Modelo de Atenção Integral à saúde existente no Brasil, destacando a Saúde da Família como estratégia para a viabilização da atenção primária e promoção da saúde; a operacionalização da estratégia Saúde da Família e as responsabilidades das esferas de governo na atenção primária de saúde no Pacto pela vida em defesa do SUS.

Fundamentos da saúde pública e privada.
Organização do Sistema Único de Saúde.
Gestão e Legislação do SUS.
O controle social no setor saúde.
Gestão e Legislação do Sistema Suplementar de Saúde.
Saúde Privada: Política e Organização dos Serviços de Saúde.
Ética e bioética.
Política de Humanização.

Introdução ao estudo da avaliação nutricional.
Indicadores do estado nutricional.
Métodos e Técnicas de Avaliação do Estado Nutricional e de Composição Corporal.
Inquéritos dietéticos.
Avaliação bioquímica e clínica do estado nutricional.
Prática de avaliação nutricional em serviços de saúde e aparelhos sociais.
Bioética da pessoa.

Introdução à gestão da Saúde Coletiva como área de atuação do Nutricionista.
Introdução às especificidades da gestão no setor de saúde
Integração entre Saúde da Coletiva e o SUS
Mecanismos de financiamento e gestão da Saúde Coletiva.
O uso dos principais sistemas de informação para o planejamento e avaliação da Saúde Coletiva.

Método científico.
Normas científicas e técnicas de redação de TCC.
Como analisar trabalho científico.
Definição do tema.
Organizar e redigir uma dissertação científica.
Elaboração do projeto de pesquisa.
Como redigir um artigo científico.
Como apresentar um trabalho científico.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

Nutrição em Saúde Pública

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.