MBA em Automação de Processos

MBA em Automação de Processos

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

Atuar em projetos de automação de processos, com embasamento para gerenciar e avaliar a viabilidade técnica e econômica deles, além de ambientar-se nas principais tecnologias de automação aplicadas ao ambiente industrial.

Perfil do Especialista

O egresso do MBA em Automação de Processos deve ser capaz de promover a melhoria contínua dos processos, com foco em eliminar desperdícios e aumentar os resultados, através de ferramentas avançadas de análise e solução de problemas.
Nesse contexto, o aluno deve:
Atuar no desenvolvimento e implantação de soluções de automação de processos.
Instalação de sistemas de automação.
Atuação em Robotic Process Automation.
Controle de processos.

Programa

Carga Horária: 360h

Mapeamento e integração de experiências culturais.
Visão de mundo.
Mapeamento de processos do cotidiano do indivíduo.
Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas.

Diagramação versus mapeamento versus modelo.
Notações (Business Process Management Notation (BPMN).
Fluxogramas.
Métodos e técnicas para levantamento de informações.
Entendimento dos métodos, pessoas, ferramentas e cultura.
Qualidade da Modelagem de Processos.

Técnicas de desenho de processos.
Padrões comuns de desenho.
Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico.
Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes.
Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.

Introdução à análise e melhoria de processos.
O que é a análise de processos?
Preparação para a análise.
Análise geral a partir do escopo de um processo.
Análise com foco em eliminação de desperdícios.
Análise com foco na otimização da experiência do cliente.
Análise estatística e simulação.
Análise com foco em sustentabilidade.
Seleção e Priorização de melhorias.
Mensurando o retorno com a análise e melhoria.

Técnicas de desenho de processos.
Padrões comuns de desenho.
Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico.
Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes.
Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.

Apresenta os elementos básicos da cultura organizacional.
Analisa meios de observar e compreender uma cultura.
Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo.
Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança.
Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças.
Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.

Identificar e quantificar as oportunidades de uso do RP Estruturando projetos de RPA e
Implementação de RPA. Togaf, Technology Stack lifecycle, APM, Reusability, Modelos
de Arquiteturas e Integração

Apresentação de Frameworks Ágeis, Guilds, Chapters, Tribes and Squads, Gestão Ágil de empresas PMI.

Big Data, Small Data e Inteligência Analítica utilizando datasets SQL e NoSQL.
Kafka e Habbit MQ.

Conceitos sobre a linguagem Python Estruturas de dados.
Python Operadores Lógicos e de fluxo.
Python Bibliotecas.
Python para Big Data Bibliotecas.
Python para Machine Learning Bibliotecas.
Python para Ingestão de Dados Web Scraping.

Entenda o Aprendizado Através de Interação com o Ambiente com Reinforcement Learning.
Implemente Algoritmos de Busca e Otimização.
Reconheça Caracteres com Redes Neurais Artificias e Deep Learning.
Modelo mecanismos de análise de emoções.
Construa Sistemas Baseados em Regras com Lógica Difusa.
Crie Modelos de Análises Preditivas, Agrupamentos e Associadores com Machine Learning.
Algoritmos aplicados de Aprendizado Supervisionado, Aprendizado não Supervisionado AutoML Deep Learning, Redes neurais, AutoKeras, H2O, Tensor Flow, Scikit-learn.

Plataformas Cognitivas, APIs, Docker, DevOps, Lambda, Microservices e Chatbot utilizando as plataformas Cognitivas.

A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta.
Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente.
Os 7 desperdícios segundo Ohno.
Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way).
Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual.
Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua.
Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.

Mudando com eficiência da estratégia digital para definir casos de uso concretos que resultam em uma experiência positiva do cliente.
Você aprende sobre novos Modelos de Negócios e como aplicá-los.
Criando uma jornada do cliente.
Avaliamos possíveis obstáculos organizacionais e técnicos internos e abordamos como considerar essas restrições o mais cedo possível no design da jornada do cliente.
Passo a passo de um projeto típico de ‘Lean Digital Strategy & Transformation’.
Você entenderá os resultados típicos esperados.
Explicamos como moldar o roteiro de entrega e dividir a entrega em fases.

Robótica.
Impressão 3D.
Microempreendedorismo e Intraempreendedorismo IoT e AIoT.
Arquitetura de Internet das Coisas e Conectividade.
Arduino.
Raspberry.
Protocolo MQTT.

EQ-I 2.0.
Percepção das emoções.
Administração de emoções.
Automotivação.
Controle dos impulsos.
Otimismo.
Adaptabilidade.
Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto.
Análise do ambiente.
Empatia.
Lideranças e Equipes.
Conceito e teorias de liderança.
Poder e influência nas organizações.
Novos modelos de liderança.
Liderança de equipes de alto.
Trabalho sob pressão.
O que é Motivação e como impacta no desempenho.
Motivação e Competências.
Teorias de motivação.
Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades.
Forças motivacionais.

Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira.
Objetivos do Planejamento de Carreira.
Tipos de Carreira.
Carreira como estratégia de retenção.
Modelos de Programas de Carreira.
Casos práticos.
Estruturas de carreira.
Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes.
Evolução das Pessoas e Relação de Confiança.
Talentos e Competências.
Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades.
Autonomia e engajamento.
Descentralização de habilidades.
Fases, Entregas e Melhoria contínua.
Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos.
Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.

Modelos de negócios digitais.
Negócios Nativos Digitais.
Exponencialidade de Negócios.
Indústria 4.0.
Nomade Digital.
Carreiras do Futuro

Open Banking.
Bitcoin.
Cryptoeconomics.
Ethereum.
Smart Contracts.
Hyperledger.
Smart Contracts.

Trabalhos científicos: Roteiro de Pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Automação de Processos

  • 24x de R$ 445,20 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.