MBA em Gestão de Pessoas

MBA em Gestão de Pessoas

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Objetivos

Capacitar profissionais com forte competência técnica para interagir num cenário onde as constantes mudanças exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializem projetos e programas que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas, num papel legítimo e definitivo de liderança.

Perfil do Especialista

Atuar na gestão de equipes, administrar responsabilidades, promover um ambiente colaborativo. Desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em projetos. Trabalhar a inteligência emocional da equipe, realizar supervisão, coordenação e orientação técnica; elaborar e coordenar treinamentos. Analisar sistemas de produção, realizar gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, mensuração e gerenciamento de custos. Promover a melhoria da qualidade e gestão de pessoas. Gerenciar mudanças, estabelecer políticas e estratégias de desenvolvimento da empresa.

Programa

Carga Horária: 360h

Condições contemporâneas que demandam questões de ESG, Diversidade, Equidade e Inclusão. ESG e suas origens. Dimensões dos aspectos ambiental, social e governança corporativa. Cidadania corporativa. Estratégia, criação de valor e vantagem competitiva das organizações ESG. Comportamento ético individual e das empresas em ambientes multiculturais e complexos. Compliance, accountability e reflexos na gestão ESG. Implementação da gestão ESG. Riscos e impactos da tomada de decisão. Aspectos legais e instrumentos do sistema ESG. Tendências para o futuro das organizações ESG. Ferramentas para aumentar a permeabilidade da organização ao tema DEI. “Lugar de fala” como uma perspectiva fundamental para compreender DEI nas organizações. A importância de vincular os Programas DEI com a estratégia organizacional

4ª Revolução Industrial, Mundo BANI e seus impactos no mercado de trabalho, empregabilidade e ocupações. Novos modelos mentais. Efeitos da Inteligência Artificial no comportamento humano e na produtividade. Como construir um ambiente de trabalho que estimule a transformação digital. Novos modelos de trabalho: Anywhere office. As novas tecnologias, incluindo a Inteligência artificial ajudando na tomada de decisões e no aprimoramento dos processos internos. A utilização das soluções nos diversos subsistemas de Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas orientada a dados – People Analytics. Métodos Ágeis em RH.

Desafios do mundo exponencial. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0, liderança coach, liderança ambidestra. Competências do líder exponencial. Pipeline de Liderança. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade e Empatia. Conceito e teorias de liderança. Novos modelos de liderança. Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida. Inteligência Emocional: o que é e como desenvolver.

Comportamento orientado a emoção ou razão?. Seres previsivelmente irracionais. Sistema Top down e Sistema Bottom up. Percepção e Realidade. Comunicação e compreensão na lógica emoção e razão. Neuroliderança. Conversas que geram aproximação e engajamento. Feedback e Feedforward. Gerenciamento das Mudanças e gerando adesão. Gestão do tempo e prioridades. Comunicação não Violenta.

A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos. Processo de admissão, Tipos de Contratos de Trabalho, Controle de Frequência e Jornada de Trabalho, Processo Disciplinar, Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho, Composição da Remuneração, Horas extras e seus reflexos, Férias, 13º Salário, Benefícios legais e opcionais, Práticas de folha de pagamento e práticas de administração de pessoal, Incidência de INSS e Imposto de Renda, Salário Família. Processo de Pagamento do salário. Planejamento e elaboração de um cronograma das rotinas do setor de pessoal; guarda dos documentos trabalhistas; provisão de férias e do 13º salário; manual de rotinas e procedimentos da organização; fiscalização do trabalho e da previdência; preposto junto à Justiça do Trabalho; procedimento no desligamento do empregado. CLT, Conceitos de empregado e empregador, Caracterização do vínculo empregatício, Tipos de contratação de mão de obra. Terceirização e Responsabilidades. O contrato de trabalho, Jornada de trabalho, Remuneração, salário, adicionais, vantagens e benefícios. Rescisão contratual.

Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes. Segurança Psicológica e Confiança nas organizações. Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Comportamento organizacional – individual e equipe. Efeito manada, como a cultura e os padrões de comportamento do grupo ditam o comportamento individual. Tomada de Decisão Desafios e Complexidades. Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Gerenciamento da carreira. Carreira como estratégia de retenção. Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira. Objetivos do Planejamento de Carreira. Sucessão e suas aplicações. Construção de um modelo de sucessão.

Estudo dos conceitos da administração de cargos e salários, desde as definições e métodos de elaboração da descrição e especificação dos cargos, passando pelas metodologias de avaliação de cargos que propiciam o entendimento do equilíbrio interno das posições, através do peso relativo dos cargos no espaço organizacional, tanto por métodos qualitativos quanto por quantitativos, até a análise da competividade externa, através da pesquisa salarial, partindo da coleta de dados e respectivo preparo do manual, até a tabulação e correlação dos dados da pesquisa com o peso dos cargos para elaboração das faixas salariais. Entendimento das políticas de Remuneração e suas interfaces com desempenho. Entendimento da remuneração variável de curto prazo, como a remuneração variável de vendas e Participação nos Lucros e Resultados, bem como entendimento da remuneração variável de longo prazo, como os planos de participação acionária. Entendimentos das estratégias de Remuneração e suas relações com a cultura organizacional e com dilema da meritocracia no Brasil. Entendimento do componente benefícios e dos fatores não pecuniários e seus impactos na motivação dos funcionários. Análise de tendências na gestão da Remuneração.

Comunicação 5.0 seu contexto e conceitos; Teoria da Comunicação e sua aplicação prática. Comunicação Interpessoal: Processo, Modelo, Instrumentos, Pressupostos Facilitadores, e Plano de Comunicação; Linguagem Verbal e não Verbal; Comunicação para Resultados; Pilares de uma comunicação efetiva: escuta empática, perguntas, mensagens-chave, mapa mental; A comunicação, a Influência e Colaboração. Comunicação Corporativa: Cultura, Clima, Estratégia impulsionadas pela comunicação interna; Comunicação Interna vs Endomarketing; Canais de Comunicação; Plano de Comunicação e seus elementos.

RH Estratégico e o modelo de Parceria de Negócios – Business Partner; Parceria como Atitude; Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”; Como criar e cultivar Conexão e Confiança; Papéis e habilidades em consultoria interna. Diagnóstico: Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente; Autoconhecimento e assessment; Diferentes aplicabilidades: Parceria, Coaching, Mentoria, Aconselhamento.

Aprendizagem, aprendizagem corporativa, Treinamento e Desenvolvimento, Educação Corporativa, Universidade Corporativa. Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Distinção entre Treinamento e Desenvolvimento. Coaching e Mentoria, Tutoria e Consultoria: conceitos, diferenças e aplicações. Arquitetura de aprendizagem humana e as contribuições da tecnologia. Aprendizagem ao longo da vida – Long life learning. Aprendizagem autodirigida, heterodirigida e Metodologias Ativas. As 6 disciplinas da Aprendizagem. Planejamento e execução de uma experiência de aprendizagem. Como construir um modelo de desenvolvimento contínuo. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Desenhando soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia. Governança. Análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados. Indicadores.

Conceitos de Clima Organizacional. Conceito de Engajamento. Pesquisa de Clima Organizacional e Pesquisa de Engajamento. Modelos de Diagnóstico do Clima Organizacional ou Engajamento. Construção das ferramentas, diagnóstico e planos de ação. Papel do RH, da Alta Gestão e dos Líderes. Programas que promovem melhoria do Clima e Engajamento. EVP – Proposta de Valor do Empregador e Employer Branding – Marca Empregadora. Etapas da construção de um EVP. Casos de EVP. Indicadores. Programas e Projetos de RH que impactam na Experiência do Colaborador – Integração, Endomarketing, Formação das Lideranças.

Recrutar e Selecionar pessoas, planejar e conduzir processos de seleção por competências, mapeamento de competências, construção de testes voltados às competências necessárias e na elaboração de roteiro de entrevista e parecer/relatório de processo seletivo nas organizações. Método de seleção por competências: elaboração do perfil dos cargos; definição das fontes de recrutamento e as etapas do processo de seleção. Dinâmicas de grupo com foco em competências. Políticas de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência, Análise periódica do Turn Over nas organizações. Atração e Seleção como Processo. Otimização do Processo e Uso da Tecnologia. Uso de Jogos e Gamificação.

Conceitos de projetos. Mudança no padrão de grupos de processos para princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento. Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto.

Desempenho dos Negócios X Desempenho Humano; A importância de uma ferramenta que ajude a medir o desempenho e o grau de contribuição dos indivíduos e equipes; Ciclo de Gestão do Desempenho; Rituais de Gestão e Cultura que promovem uma orientação ao desempenho; Relação entre o sistema de gestão do desempenho com os demais sistemas de gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento, remuneração, reconhecimento e recompensa, plano de carreira, histórico de pessoal, transferências e desligamentos. Modelos de Gestão de Desempenho mais usados no mercado; Construção de um modelo de Gestão do Desempenho – ciclo completo com Nine Box; O que é competência e qual seu valor; Gestão de Competências na era digital: soft skills x hard skills; Tipos de Competências; Definição e Mapeamento de Competências; Gestão de pessoas por competências; Modelo de Gestão do Desempenho e o uso das Competências.

RH como comprador de Serviços; A decisão de terceirizar ou interiorizar; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços. Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; Consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional.

Relevância da Inovação e Colaboração. Dinâmicas do pensamento e princípios para geração de ideias. O processo criativo. Características individuais e organizacionais que favorecem a criatividade. Barreiras à manifestação criativa no ambiente de trabalho e o clima que favorece o comportamento criativo. A implantação de ideias novas na empresa e as resistências a mudanças. Técnicas para estimular a criatividade. Cocriação, design thinking e inovação em modelos de negócios. Práticas empreendedoras. Modelos Organizacionais: das organizações hierárquicas aos modelos de autogestão: holacracia, sociocracia e outros de poder distribuído. Empresas que adotam modelos de autogestão e suas aplicações.

Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

Cenário da Saúde, Benefícios e QSMS nas organizações. Saúde, Benefícios e QSMS como vantagem competitiva e de cidadania. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Princípios e políticas de Saúde, Benefícios e QSMS nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde, benefícios e QSMS. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho. Gestão dos Benefícios. Benefícios Legais e demais. Formas utilizadas para concessão dos benefícios; Aspectos Legais. Fatores que determinam os custos. Medidas para redução e manutenção dos custos.

Negócios, Cadeia de Valor e Resultados na visão ESG. Análise do Macroambiente, Estratégia e Capital Humano – BSC e Matriz SWOT. Propósito, Visão, Missão, Valores e Competências. Como definir a Estratégia de Gestão de Pessoas para cada negócio. Gerenciamento de Processos. Orçamento e métricas Planejamento Estratégico de RH. Entrega: Elaborar um Plano Estratégico de RH.

Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Gestão de Pessoas

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.