MBA em Transição Energética

MBA em Transição Energética

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

Visa a formação plena de profissionais para liderarem os processos para transição energética nas organizações. O curso propicia amplos conhecimentos nas vertentes técnica, geopolítica, econômica, administrativa e jurídica referentes à transição energética. O aluno recebe conhecimentos dos aspectos tanto do modelo energético de alto carbono como do modelo de baixo carbono, que é o modelo que pretende-se alcançar com a transição energética.

Perfil do Especialista

Profissional capacitado em conduzir processos de Transição Energética. Capaz de desenvolver de políticas públicas alinhadas com uma transição energética segura e justa, considerando tanto a produção de energia quanto o impacto no meio ambiente. Compreensão dos impactos ambientais associados à produção e uso de energia, e estão comprometidos com a redução das emissões de carbono e a mitigação das mudanças climáticas. Capacitado a planejar, implementar e gerenciar projetos de transição energética, levando em consideração os aspectos técnicos, financeiros e regulatórios. Realizar supervisão, coordenação e orientação técnica, em projetos de produção de energia de baixo carbono. Realizar consultorias relativa a questões regulatórias relacionadas à energia, incluindo políticas governamentais e incentivos fiscais.

Programa

Carga Horária: 360h

O que significa Transição Energética? A Importância da Transição Energética. Benefícios da Transição Energética. Como fazer a Transição Energética? As 5 Dimensões da Transição Energética: Descarbonização; Descentralização; Digitalização; Democratização; Desenho de Mercado (Diversificação). Termos e Conceitos relacionados à Transição Energética. Principais Desafios para a Indústria. Descarbonização na Indústria do Aço. Transição Energética Brasileira. Hidrogênio: Sua Importância na Descarbonização das Economias.

Introdução à Geopolítica da Energia e dos Recursos Energéticos. Geopolítica e História da Energia: Recursos Energéticos, Tecnologia e Poder da Antiguidade à Revolução Industrial, I e II Guerra Mundial e nas relações entre as grandes potências na Guerra Fria. Teorias Geopolíticas e Energia: recursos energéticos e as Teorias Geopolíticas Clássicas: Geopolítica do Poder Terrestre e Marítimo. Planejamento Energético, Segurança Energética, Soberania Energética e Centro de Decisão Energética.
Tratados, Regímes e Organizações Internacionais de Energia. Matriz energética. Projeção e prospecção de cenários para o setor energético. Atual transição energética. Geopolítica das Fontes de Energia renováveis e de Energia mais limpas. Geopolítica da Integração Energética Regional na América do Sul e América Latina. Geopolítica da atual Crise Energética e os desafios da próxima Transição Energética. Conflitos por recursos energéticos. Guerras por petróleo e a atual geopolítica dos oleodutos. Guerra da Ucrânia.

Mitigação das Mudanças Climáticas. Políticas e estratégias para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados pelas atividades antrópicas em relação ao setor energético e transporte. Situação atual, recursos e uso de energias renováveis. Investimento para desenvolver ações que permitam a adaptação e a mitigação às mudanças climáticas em colaboração com o setor privado. Vulnerabilidade territorial e humana. Efeito da mudança climática na alimentação e na saúde humana em escala global.

Fundamentos legais e regulatórios do setor de energia; Entidades envolvidas e competências; Ambientes de Contratação de Energia; Modalidades de Contratos: Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia; Formas de soluções de conflitos; Casos Práticos.

Avaliação do Potencial da Biomassa: Agroenergia e Resíduos; Características Físico-Químicas da Biomassa; Combustão de Biomassa em Fornos e Caldeiras; Gaseificação; Pirólise; Liquefação; Biodigestor; Fermentação; Hidrólise. Impacto ambiental do uso Energético da Biomassa. Classificação dos Biocombustíveis. Óleos Vegetais e Biodiesel, Álcool e Resíduos para Produção de Energia. Biogás. Aspectos Sociais e Ambientais da Biomassa. O futuro da Biomassa no Brasil e no Mundo.

O Mercado do Petróleo e Gás Natural: Panorama da Indústria do Petróleo e Gás Natural; Definição e Características do Petróleo; Mercado Mundial de Petróleo e Gás Natural. Mercados de Combustíveis e GLP :Mercado de Distribuição de GLP no Brasil; Mercados de Combustíveis no Brasil e suas diferentes dinâmicas competitivas; Regulação da Concorrência e os Mercados de Combustíveis; Transição Energética e Mercados de Combustíveis. Mercado de Energia Elétrica: Economia da Indústria Elétrica; Mercados Competitivos de Energia Elétrica; A Regulação e a Comercialização de Energia Elétrica; Fundamentos da Comercialização de Energia Elétrica no Brasil.

Produção de Petróleo e Gás. A Função Refino. Objetivos de uma Refinaria. Petróleo, Derivados, Qualidades e Quantidades. Processos de Refino. Processos Auxiliares. Manutenção. Serviços Auxiliares. Consumo de Energia nas Refinarias. Indicadores de Desempenho Chave-KPI. Logística. Transição Energética.

Definição de Net Zero. Processos de liberação de dióxido de carbono associados ao transporte, produção de energia, agricultura e indústria. Gases de efeito estufa, medidos em termos de sua equivalência de dióxido de carbono. Mercado de Créditos de Carbono. Comercialização de serviços ambientais, trabalhando para a neutralização dos gases causadores do efeito estufa. REDD+. Impactos econômicos da implementação de mercado de carbono.

O Licenciamento Ambiental de Empreendimentos. Estudos de Impacto Ambiental. Aspectos e Impactos Ambientais dos principais empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica e da produção de combustíveis.

A Evolução Histórica da Energia Eólica. O Vento. A Energia Eólica. As Turbinas Eólicas. O Terreno. Medição do Vento. Os Aerogeradores. A Esteira de uma Turbina Eólica. Conexão com a Rede Elétrica. Impacto Ambiental da Geração Eólica. Proteção, Aterramento e Fundação de uma Usina Eólica. Acidentes com Turbinas Eólicas. Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Eólicos. Custos da Energia Eólica. Histórico da Energia Eólica no Brasil. Energia Eólica Offshore. Etapas de um Projeto de Geração Eólica. Potencial Eólico Brasileiro. O Futuro da Energia Eólica. Considerações preliminares sobre Energia Solar. Básico de Energia Elétrica e Energia Solar Fotovoltaica. O Sol como Recurso Energético. Células e Módulos Fotovoltaicos. Componentes Básicos de Sistemas Fotovoltaicos. Aplicações de Sistemas Fotovoltaicos. Aspectos econômicos, de projeto, de construção e outros de uma usina de energia solar fotovoltaica: Utilização de Energia Elétrica e Tarifas. Análise do Custo de um Sistema de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica, Projeto de Sistemas Solares Fotovoltaicos.

Cronologia do Hidrogênio no Brasil; Mercado do Hidrogênio; Perspectivas do Hidrogênio no Brasil; Legislação Brasileira; Panorama atual do Mercado de Energia. Métodos de produção de Hidrogênio. Armazenamento e distribuição. Potencial Brasileiro de Geração de Energia H2 a partir da energia Solar; Planta de Hidrogênio a partir da Energia Solar. Conceitos de Energia Eólica; Potencial Brasileiro de Geração de Energia Eólica; Planta de Hidrogênio a partir da Energia Eólica. Conceitos de Energia a partir do Etanol; Potencial Brasileiro de Geração de Energia a partir do Etanol; Planta de Hidrogênio a partir do Etanol. Conceitos de Energia a partir de Resíduos; Potencial Brasileiro de Geração de Energia a partir de Resíduos; Planta de Hidrogênio a partir da Geração de Energia através de Resíduos. Panorama atual do mercado de energia.

O que são Células à Combustível? Princípios de funcionamento de uma Célula a Combustível; Classificação de Células à Combustível; PEMFC; AFC; PAFC; DAFC; MCFC; SOFC. Aplicações Tradicionais do Hidrogênio: Mobilidade; Geração Estacionária; Aplicações Industriais; Projetos Plantas Piloto no Brasil.

Energia Hidroelétrica: Básico de Hidroelétrica. Desenvolvimento de Hidroelétricas; Seleção do Local e Estudo de Viabilidade de Projetos Hidroelétricos; Componentes de Usinas Hidroelétricas; Casa de Força de Usina Hidroelétrica; Turbinas Hidráulicas; Potência Elétrica fornecida por Hidroelétricas; Análise Econômica de Projetos de Hidroelétricas; Aspectos Participativos em Projetos de Hidroelétricas. Centrais Geradoras Hidrelétricas – CGH. Pequenas Centrais Hidroelétricas – PCH. Usina Hidroelétrica de Energia ( UHE). Potencial e Geração Hidroelétrica do Brasil.
Geração de Energia Elétrica pelos Oceanos: Gradiente de Temperatura, Correntes Marinhas, Ondas do Mar e Maré. Geração Geotérmica.

Descrição dos Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a Norma Brasileira NBR ISO 14001. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável. Análise do contexto de organizações. Inserção dos aspectos de meio ambiente e transição energética no planejamento de organizações. Implementação: Recursos necessários para a gestão da transição energética. Avaliação crítica periódica do sistema de gestão da transição energética.

O que são Resíduos? Quais são os tipos de Resíduos? O que são Resíduos Sólidos? Conceituação de Resíduos Sólidos. Requisitos Legais de Resíduos Sólidos. Segregação do Resíduo. Acondicionamento e Armazenamento de Resíduos. Destinação Final de Resíduos. Gestão de Resíduos Urbanos. A Necessidade de uma Gestão de Resíduos Sustentáveis para os Resíduos Sólidos. Tecnologias para Geração de Energia a partir de Resíduos. (WTE). Estado atual da Tecnologia WTE. Planejando e Construindo uma Planta WTE. Exemplos de Projetos de WTE.

Fontes para Energia Térmica: Carvão; Derivados do Petróleo; Gás Natural; Urânio; Outras Fontes. Usina Termoelétrica: Ciclos de Usinas Termoelétricas; Geradores de Vapor; Combustíveis e Combustão; Turbinas à Vapor; Turbinas à Gás; Funcionamento de uma Usina Termoelétrica. Cogeração. Usina Termonuclear (Nuclear): Ciclos de Usinas Termonucleares. Componentes de uma Usina Nuclear. Funcionamento de uma Usina Nuclear. Segurança em Usinas Nucleares. Energia Nuclear e Sustentabilidade.

Fundamentos de Sistemas Elétricos de Potência. Geração de Energia Elétrica. Transmissão de Energia Elétrica. Distribuição de Energia Elétrica.

Segmentação do Consumo de Energia Elétrica. Conceito de Eficiência Energética. Indicadores de Eficiência Energética. Uso Eficiente de Energia Elétrica na Iluminação. dm Força Motriz e no Condicionamento Ambiental. Programas de Conservação de Energia Elétrica: Políticas e Estratégias. Sistemas de Gerenciamento do Uso da Energia, Aspectos de Racionalização Sob o Enfoque Tarifário. Auditorias Energéticas. Gerenciamento pelo lado da Demanda e Diagnóstico Energético.

Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Coordenação

Oscar Felizzola Souza

  • Mestrado profissional em Sistemas de Gestão. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

É hora de investir em seu futuro.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

É hora de investir em seu futuro.

MBA em Transição Energética

  • 24x de R$ 568,38 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 631,53
  • *Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
    Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.