MBA em Seguros

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    O curso MBA em Seguros tem como objetivo qualificar pessoas para a gestão de empresas e negócios de seguros a partir da transmissão de conhecimentos teórico e práticos, pela identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas e profissionais de sucesso na própria área ou em áreas correlatas, oferecendo uma formação de excelência técnico-acadêmica, com importante contribuição para a sociedade.

  • Metodologia a Distância

    • As aulas são 100% ao vivo, transmitidas por Webconferência
    • Essa metodologia privilegia a interação, em tempo real, entre o professor e alunos da turma, possibilitando, ainda, durante a aula, trabalhos em grupos em salas virtuais.
    • As aulas transmitidas ao vivo são gravadas e disponibilizadas na plataforma do aluno, juntamente com o material didático, enviado previamente pelos professores como conteúdo suplementar de apoio.
  • Competências e perfil do especialista

    Profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar em seguradoras, empresas de previdência complementar, capitalização, corretoras de seguros ou prestadores de serviço do mercado de seguros.  

  • Coordenação Acadêmica

    Prof. Sérgio Ricardo Magalhães Souza

    • Executivo do Mercado de Seguros com mais de 25 anos de experiência.
    • Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros.
    • Gerente de Riscos na Nacional Seguros
    •  Presidente e membro de comissões técnicas na Fenseg.
    • Foi o mentor e coordenador acadêmico do MBA Executivo em Seguros e Resseguro e MBA Gerência de Riscos na Funenseg.
    • Diretor de Seguros do Clube Vida em Grupo do RJ.
    • Acadêmico na Academia Nacional de Seguros e Previdência.
    • Coordenador Acadêmico no IPETEC/UCP.
    • Professor Universitário de vários programas de pós-graduação e graduação.
    • Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF.
    • MBA em Gestão da Qualidade Total pela UFF.
    • Engenheiro Mecânico pela UGF.
    • Sócio-Diretor da Gravitas AP especializada em consultoria e treinamento.
  • Programa

    ADMINISTRAÇÃO DOS NEGÓCIOS DE SEGUROS

    Conceituação dos negócios de seguros. Canais de distribuição em seguros. Características dos negócios de seguros. O papel dos agentes de mercado. Seguradoras. Operadoras de Saúde Suplementar. Empresas de Previdência Complementar Aberta. Empresas de Capitalização. Corretoras de Seguros. Características da administração dos negócios de seguros.

    ASPECTOS DO CDC E DA LEGISLAÇÃO DE SEGUROS

    Responsabilidade Civil. Conceitos de Objetividade e Subjetividade. Ordenamento jurídico do país. Personificação das sociedades. Contrato social. Novo Código Civil. Código de Defesa do Consumidor. Práticas abusivas e ilícitas do comércio. Aspectos jurídicos da gestão. Contencioso. Propagandas enganosas. Aspectos contratuais. Consequências da comercialização.

    ASPECTOS REGULATÓRIOS E OPERAÇÕES DO COMPLIANCE EM SEGUROS

    Aspectos regulatórios da operação de seguros em relação ao Compliance, Lavagem de Dinheiro e Fraudes. Os impactos das fraudes em seguros. Iniciativas das seguradoras, operadoras e do mercado em relação ao Compliance. Regulação e supervisão da SUSEP.

    ESTRATÉGIA, PLANOS DE NEGÓCIOS COM BGM CANVAS PARA NEGÓCIOS DE SEGUROS

    Conceitos, Processos e Escolas. Desenvolvimento de Visão Estratégica. Análise de setor e de posição competitiva. Modelo SWOT. Estratégias Competitivas Genéricas. Análise da Concorrência. Gestão de Portfólio e Alocação de Recursos. Desenvolvimento da Estratégia Corporativa, de Negócios. Estrutura de um Plano de Negócios. Por que fazer um PN? Seções de um Plano de Negócios. Descrição e apresentação da empresa Plano de gestão de pessoas. Plano de marketing. Plano operacional. Plano financeiro. Construção de indicadores e metas. Características funcionais das diferentes áreas da empresa. Elaboração de Planos de Negócios para empresas de seguros.

    ESTRATÉGIAS DE PROSPECÇÃO DE SEGURADOS

    Conceito de Venda (Compra). Perfil do consumidor de seguros. Buyer Personas. Influências no Processo de Abordagem, Captação, Negociação e Fechamento. Montagem do Quadro de Influências. Tipos de Competição.  Estruturação do Funil de Vendas. Construção da jornada do cliente ao longo do Funil de Vendas. Estratégias tradicionais e digitais. Estratégias de Prospecção Multivariadas.

    GERENCIAMENTO DE RISCOS, SUBSCRIÇÃO E PRECIFICAÇÃO DE SEGUROS NÃO PADRONIZADOS

    Fundamentos da Gestão de Riscos Corporativos. Processo de gerenciamento de riscos sem seguros. Processo de Subscrição de Riscos pelas Seguradoras. Alternativas para Aceitação de Riscos. O papel da inspeção de riscos. Precificação de Seguros.

    GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS PARA NEGÓCIOS DE SEGUROS

    Operações de seguros. Características das operações de seguros. Introdução à gerência de projetos. Desdobramento dos objetivos estratégicos em iniciativas e em portfólio de projetos. Processos e Projetos Organizacionais; Fases do Projeto; Controle de Atividades; Normas para Gestão de Projetos; Ferramentas para Gerenciamento de Projetos; Planos de Projetos. Projetos de produtos de seguros. Interfaces técnicas, regulatórias, tecnológicas e comerciais nos projetos de seguros. Construções das operações de seguros.

    GESTÃO E MARKETING DE SERVIÇOS EM SEGUROS

    Conceitos sobre Marketing. Histórico e evolução do Marketing. Marketing Mix e seus desdobramentos. Marcas. Marketing estratégico. Marketing do 1.0 ao 3.0. Matrizes de Marketing. Estratégias de Marketing em Seguros. A evolução do setor de serviços na economia. Características de sistemas de serviços. Análise do encontro de serviços. A comunicação nas empresas de serviço. Estratégia de empresas – a visão de serviços. Projetos do serviço e comunicação com os diferentes participantes do processo. Qualidade de Serviços. Produtividade em Serviços. Excelência no atendimento aos clientes. Planejamento Estratégico do Atendimento. Sistema de informações e monitoramento (Relatórios e Estatísticas).

    PLANOS DE SAÚDE E ODONTOLÓGICOS

    Histórico e evolução da saúde suplementar no Brasil. Lei 9656/1998. Estrutura do mercado de saúde suplementar no Brasil. Regulação do setor. Agência Nacional de Saúde Suplementar. RN´s e demais normativos que regulam o setor. Segmentação e Tipos de operadoras. Tipos de Planos de Saúde e Odontológicos e suas características. Comercialização e subscrição de planos de saúde e odontológicos. Judicialização. Desafios para a saúde suplementar.

    PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA

    Regimes de previdência no Brasil. Regime Geral de Previdência Social – RGPS ou pelo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS. Previdência Social – Histórico, evolução e diagnóstico. Reforma da Previdência. Previdência Complementar – Aberta e Fechada. Diferenças entre modelos de repartição e de capitalização. Produtos de previdência. Planos instituídos e patrocinados. Planos individuais. Características, benefícios fiscais e métodos de tributação. Perspectivas.

    REUNIÕES E APRESENTAÇÕES TÉCNICAS E COMERCIAIS EM SEGUROS

    Técnicas de apresentação e condução de reuniões presenciais ou remotas. Liderança na condução de reuniões. Definição de objetivos principal e secundários. Planejamento e gestão do tempo. Preparação de pauta. Preparação de materiais de apresentação e de apoio. Linguagens e comunicação oral e corporal. Utilização de recursos digitais e tradicionais. Avaliação dos resultados.

    RESSEGURO

    Histórico e evolução. Terminologia. Estruturas de resseguro proporcionais e não proporcionais. Estudos de caso. Tipos de contratos de resseguro. Aplicações do resseguro para as diversas estratégias dos seguradores. Vantagens e desvantagens do resseguro. Legislação aplicada ao resseguro no Brasil. Resseguro no Mundo.

    SEGUROS DE GARANTIA E ENGENHARIA

    Seguros de Riscos de Engenharia. Coberturas básicas, especiais e adicionais. Aspectos particulares dos seguros. Responsabilidade Civil do Construtor. Seguros de Garantia Setor Público e Setor Privado. Modalidades dos Seguros de Garantia. Critérios de subscrição de garantias.  

    SEGUROS DE PESSOAS

    Seguros de Pessoas – definições. Coberturas de risco e principais modalidades. Coberturas por sobrevivência. Produtos de seguros de pessoas. Seguros de Vida (Morte Natural e Acidental). Seguros de Invalidez por Acidente e Doença. Conceito de Majoração de coberturas. Seguros para Doenças Graves – Antecipação. Seguro funeral e assistência funeral. Seguro prestamista. Seguro viagem. Fundamentos de subscrição e noções de regulação.

    SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL

    Características do Seguro de RC. Fundamentos Legais e Legislação Aplicável. Bases Ocorrência versus Reclamação – Aplicação e Prescrição. Conceitos de Danos Materiais e Corporais. Caracterização dos Terceiros e Possíveis Enquadramentos. Condições Gerais do Seguro de RC Geral. Modalidades Mais Comuns. A Importância das Informações para o Seguro (Questionários Específicos). A Questão do Contratante e do Contratado – Aplicabilidade do Seguro de RC.

    SEGUROS DE AUTOMÓVEIS E MASSIFICADOS RE

    Seguros de Automóveis. Coberturas e serviços. Questionários de perfil, subscrição de riscos automatizada. Crivos de subscrição. Desenvolvimento de produtos. Construção de tarifas de preços. Mercado de seguros de automóveis e massificados de RE no Brasil., Política e Processo de Aceitação, Estrutura do contrato de seguros – Condições Gerais.

    SEGUROS DE TRANSPORTES

    Conceitos básicos e aspectos gerais dos seguros transportes. Seguro do embarcador e do transportador. Transporte nacional e internacional. Coberturas do seguro de transporte. Cláusulas específicas. Tipos de averbação. Sinistros e resseguro.

    SELEÇÃO E GESTÃO DE EQUIPES TÉCNICAS E COMERCIAIS DE SEGUROS

    Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos para a área de seguros. Metodologias de seleção de pessoal para seguradoras e corretoras de seguros Perfis das pessoas. Gestão estratégica de pessoas para as equipes técnicas e comerciais em seguros. Construção de trilhas de conhecimento. Treinamentos e desenvolvimento técnico e comercial em seguros. Gestão de equipes técnicas. Gestão de equipes comerciais. Construção do clima de equipe e clima organizacional. Perfis da liderança e das equipes. Segmentação de mercado. Estabelecimento de metas.  Orçamentação e planejamento de vendas. Estrutura de remuneração e premiações. Avaliações de desempenho.

    TEORIA GERAL DE SEGUROS E ESTRUTURA DO MERCADO

    Princípios Básicos do Seguro. SNSP e CNSP. Tipos de Seguros, Disposições Contratuais. Mecanismos de Pulverização do Risco. Processo de Sinistro. Noções Básicas sobre os Principais Ramos de Seguros.

    METODOLOGIA DA PESQUISA

    Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa e monografia / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 341,55R$ 455,40

* Desconto de 25% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de matrícula: R$ 90,00